Banner


quarta-feira, 14 de novembro de 2012


'Virando Bicho': documentário retrata rotina de vestibulandos

Filme que estreia nesta sexta-feira em dez cidades acompanha um ano inteiro de preparação de seis jovens que batalham por uma vaga na universidade



Em 2009, Samara Oliveira bem que tentou. Saiu de casa mais cedo para não se atrasar para oEnem, mas as ruas sem asfalto de Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, estavam destruídas pelas fortes chuvas, atrapalhando o trânsito. Samara chegou oito minutos atrasada ao local de prova e não conseguiu fazer a exame. Fora da universidade, ela deu início no ano seguinte à rotina de estudos de milhares de jovens que buscam uma vaga no ensino superior: ingressou em um curso pré-vestibular.
Leia também:
Em busca da excelência, jovens de sucesso inspiram filme


Samara é uma das protagonistas do documentário Virando Bicho, que estreia nesta sexta-feira em 25 salas de 10 cidades do país e retrata um ano da vida de seis jovens entre 17 e 20 anos que se preparam para o ingresso na universidade com a ajuda dos cursinhos. “O objetivo foi mostrar que, para alunos de todas as classes, fazer uma faculdade é tarefa difícil no Brasil”,conta Silvia Fraiha, que assina a direção com Alexandre Carvalho. Dentre os retratados estão estudantes do Rio e de São Paulo que frequentam preparatórios particulares e comunitários.

Segundo Silvia, a ideia do filme foi apresentada pelo professor Renan Garcia, do Anglo Vestibulares, uma das empresas que patrocina o documentário. “O Renan nos apresentou esse universo de preparação dos jovens, que é divertido mas também bastante angustiante, porque muitos deles podem nunca conquistar o objetivo. Resolvemos, então, aproveitar essa oportunidade para discutir a qualidade da educação brasileira, desde a base até a porta da universidade”, diz a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário